ERA UMA VEZ O CINEMA


Onde Começa o Inferno (1959)

cover Onde Começa o Inferno

link to Onde Começa o Inferno on IMDb

País: USA, 141 minutos

Titulo Original: Rio Bravo

Diretor(s): Howard Hawks

Gênero(s): Ação, Drama, Western

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.0/10 (54477 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

INDICAÇÕESstar star star star star

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Howard Hawks)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Filme de Ação

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Filme de Ação (Dean Martin)

Sinopse: Nathan Burdette (John Russell) é um homem poderoso na região próxima à cidadezinha de Rio Bravo, na fronteira com o México. Seu irmão Joe Burdette (Claude Akins) mata um homem desarmado no saloon local e é preso pelo sheriff John T. Chance (John Wayne). Nathan Burdette, que tem a sua disposição dúzias de homens prontos para usar a violência, exige a libertação do irmão antes da chegada da autoridade federal.

Chance faz cumprir a lei e para isso conta com a ajuda de seus dois assistentes, um bêbado chamado Dude (Dean Martin) e apelidado Borrachón, e um velho irascível, manco e desdentado apelidado Stumpy (Walter Brennan). Junta-se a eles um jovem rápido no gatilho que atende por Colorado (Ricky Nelson).

Outras ajudas o sheriff Chance recebe da parte do mexicano Carlos (Pedro Gonzalez-Gonzalez) e da bonita Feathers (Angie Dickinson), jovem jogadora que chega a Rio Bravo. Nathan Burdette consegue seqüestrar Dude e propõe a Chance trocá-lo por seu irmão, o prisioneiro Joe Burdette. Consumada a troca Chance, Dude, Stumpy, Colorado e Carlos explodem o reduto onde o bando está escondido, prendendo os sobreviventes, inclusive Nathan Burdette. O filme termina com Chance e Feathers juntos.

Partindo dessa história simples Howard Hawks produz um faroeste com raras cenas a cavalo, sem índios, cavalaria, estouro de gado e mesmo sem explorar os cenários naturais do Velho Oeste. A maior parte da ação se passa em lugares como cantina, saloon, cadeia ou no Álamo hotel, todos localizados na única rua da cidadezinha, fazendo de “Rio Bravo” um western quase claustrofóbico. Apenas quase, pois nem se percebe a falta dos ingredientes comuns aos faroestes em “Rio Bravo” com magníficas sequências de ação, diálogos espirituosamente brilhantes e espaço até para um delicioso interlúdio musical.

Pouco a pouco o espectador é levado a conhecer o drama de Dude e o que poderia ser um ‘farrapo humano no Velho Oeste’ é tratado com solidariedade e bom humor. O mesmo bom humor mostrado na relação em que é exposta a fragilidade do duro mas embaraçado sheriff Chance diante da aparentemente aventureira Feathers. A complexa relação de ambos se transforma numa saborosa história de amor onde se misturam ingenuidade (dele) e sensualidade (dela).


Apesar de ser um faroeste compassado, “Rio Bravo” é também um perfeito exercício de estilo. O melhor exemplo é a memorável e violenta sequência de abertura, sem diálogos, apresentando Dude, Chance e Joe Burdette numa assombrosa coreografia com movimento dos personagens, seus gestos e olhares.

O desigual confronto entre os homens de Burdette contra Chance, Dude, Stumpy, Colorado e Carlos é igualmente criativo assim como a sequência em que Chance e Colorado enfrentam três bandidos diante do Hotel Álamo. A ação de Colorado jogando o rifle para Chance que o recebe e magicamente o dispara contra os bandidos é antológica. Mas os melhores momentos de “Rio Bravo” são aqueles em que parece que nada acontece mas muito se fala, a maior parte deles com diálogos primorosamente engraçados.

Descobre-se o que é um filme de autor na alegria contagiante de cada um dos personagens, resultado incontestável do ambiente de amizade criado por Hawks no set de filmagens. Quem poderia imaginar John Wayne (Chance) como se estivesse experimentando uma roupa íntima feminina vermelha e tendo de escutar uma irreverente provocação da personagem Feathers? Cada cena de “Rio Bravo” provoca irresistivelmente o riso do espectador, com Martin, Brennan, Dickinson e o alegre Duke Wayne.

 

Elenco: